Regras de Associação

O objetivo da operação Regras de Associação é extrair as regras de associação e suas respectivas confianças encontradas pela operação Mineração de Itemsets Frequentes.

Conectores

Entrada Saída
Dados de transações Tabela com os antecedentes e consequentes de cada regra, e também com a respectiva confiança da mesma

Tarefa

Nome da Tarefa

Aba Execução

Parâmetro Detalhe
Confiança É a frequência de itens em x que aparece nas transações que contêm y, variando entre 0 e 1. A confiança da regra x => y é calculada como a probabilidade de y aparecer na transação dado que x ocorreu, isto é: confiança(x => y) = suporte (x U y)/suporte(x)
Quantidade de regras a serem geradas O número máximo de regras a serem gerada
Atributo com transações Atributo contendo as transações da base de dados

Aba Aparência

Aba Resultados

Exemplo de Utilização

Objetivo: Extrair regras (com sua respectiva confiança) de compras de itens frequentes de uma cesta de produtos de uma loja varejo Belga.
Base de Dados: Belgium retail

Fluxo de trabalho - Ler dados

  1. Adicione a base de dados por meio da operação Ler dados.

  2. Utilize a operação Transformar valores por função para tratar a base de dados. Nesta operação, clique em Editar valor da expressão para adicionar a expressão. Clique em adicionar e, em seguida preencha o campo da Expressão com “split(trim(value), ' ')” e o campo do Alias com “trata_transacao”. Por fim, clique em OK. Isso aplicará a expressão “trata_transacao = split(trim(value), ' ') ” nos dados de entrada.

  3. Na operação Mineração de itemsets frequentes, preencha 0,2 no campo Suporte mínimo, selecione “trata_transacoes” no campo Atributo com transações (vazio = primeiro atributo), e preencha 0,6 no campo Confiança mínima (para a geração das regras).

  4. Na operação Regras de associação, preencha 0,6 no campo Confiança mínima e 200 no campo Quantidade de regras a serem geradas. Por fim, selecione “items” no campo Atributo com transações (vazio = primeiro atributo).
    Fluxo de trabalho - Ler dados

  5. Para visualizar os resultados, adicione a operação Tabela.

  6. Execute o fluxo e visualize o resultado na aba Visualizações. A única regra encontrada para os parâmetros especificados foi aquela com o antecedente 48 e o consequente 39, que possui um confiança de aproximadamente 0,692:
    Resultado


Dúvidas e/ou sugestões envie um e-mail para suporte@lemonade.org.br