Aplicar Modelo

Aplica o modelo de aprendizado de máquina em um (novo) conjunto de dados (e.g., um conjunto de teste) e retorna o resultado.

Conectores

Entrada Saída
Dados de teste e modelo de aprendizado Dados de saída resultantes da aplicação do modelo de aprendizado nos dados de entrada

Tarefa

Nome da Tarefa

Aba Execução

Parâmetro Detalhe
Atributo com Features Atributos que devem ser usados na aplicação do modelo de aprendizado
Nome do novo atributo (herdado do modelo) Atributo contendo as predições do modelo nos dados de teste

Aba Aparência

Aba Resultados

Exemplo de Utilização

Objetivo: Aplicar o modelo criado pelo classificador Random Forest em um conjunto de dados não visto no treinamento de tal classificador.

Base de Dados: Íris

Ler dados

  1. Adicione uma base de dados por meio da operação Ler dados.

  2. Utilize a operação Converter categórico para numérico para converter os valores do atributo classe em valores numéricos. Para isso, utilize “class” no campo Atributos, String como Tipo de indexador e “class_index” como Nome para novo(s) atributos indexados. \

  3. Utilize a operação Divisão percentual para dividir a base de dados em treino e teste. No parâmetro Pesos, calibre-o utilizando 50% dos dados para treinar e 50% para testar.

  4. Na operação Random Forest, selecione “petal_length”, “petal_width”, “sepal_length” e “sepal_width” no campo Atributo(s) previsor(es). Selecione “class_index” no campo Atributo com o rótulo e preencha “resultado” no campo Atributo com a predição (novo). Deixe os demais parâmetros inalterados.

  5. Na operação Aplicar Modelo, selecione “petal_length”, “petal_width”, “sepal_length” e “sepal_width” no campo Atributo(s) previsor(es) e preencha “resultado” no campo Nome do novo atributo (herdado do modelo). Neste exemplo, a operação Aplicar Modelo aplica o modelo produzido pelo Random Forest (neste caso, um modelo de classificação) em um conjunto de dados não visto durante o treinamento de tal algoritmo de aprendizado (i.e., em um conjunto de teste). O resultado desta operação é representado por predições feitas em tal conjunto. Formulário Aplicar Modelo

  6. Na operação Avaliar Modelo, selecione “resultado” no campo Atributo usado para predição. Selecione “class_index” no campo Atributo usado como label. E selecione a métrica “F1” como Métrica para avaliação.

  7. Execute o fluxo e visualize o resultado, i.e., a matriz de confusão gerada para as predições do modelo de árvore de decisão e, consequentemente, a tabela representando as métricas de classificação (derivadas da matriz de confusão).
    Gráfico esultado da avaliação
    Tabela resultado da avaliação


Dúvidas e/ou sugestões envie um e-mail para suporte@lemonade.org.br